Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP)

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Entenda o impacto das políticas da Gol

Perguntas:

Quantas agências de viagens existem no Brasil?

Em 1998: mais de 16 mil cadastradas (ABAV)

Em 2007: cerca de 11 mil cadastradas (FENACTUR)

Por que diminuiu?

Companhias aéreas fecharam e houve um crescimento desordenado da oferta, além da redução da remuneração (perda de 33%) que foi imposta, em 2002, sob a alegação das tais tendências globais.

Quantos empregos existem no setor?

Segundo o Sindicato dos Empregados em Empresas de Turismo (Seetur-SP), em 2000 haviam 8.500 empregados sindicalizados na capital. Hoje esse número é de 6 mil

Quantos empregos estão ameaçados na hipótese da comissão zero?

Não consideramos essa hipótese, já que existe vontade política para preservar empregos e apoiar a distribuição de renda. A opção por um ou outro canal de distribuição tem que ser assegurada ao consumidor: para a pessoa física e jurídica, nas suas viagens a lazer e negócios.

Qual é o impacto da redução da comissão no preço das passagens aéreas?

Em 1998: preço médio de R$ 262,95 (doméstico) e de R$ 1.129,25 (internacional)

Em 2005: preço médio de R$ 552,53 (doméstico) e de R$ 2.900,91 (internacional)

Fonte: FAVECC (movimento com baixa participação da GOL).

A tarifa média da Gol é a maior do mercado, segundo Goiaci Alves Guimarães, em dezembro a tarifa média da Gol foi de R$432,89, enquando da Tam foi de R$377,99, da Ocean Air de R$281,23 e da Varig de R$318,07. A informação comprova que a redução de 33% não gerou benefícios aos consumidores.

Como explicar então o aumento da demanda?

Controle da inflação e melhor distribuição de renda.


Mais informações para a imprensa:
Karina Rodrigues
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9 9612-8527
E-mail: redacao1@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br